29 jan 2016

Checklist da mala da maternidade

Por Fabiana Bellentani

Uma mala de maternidade é muito mais que apenas kits de roupinhas do bebê, roupas para a mãe e para o pai. Descrever o básico seria apenas “chover no molhado”, repetir o que todo mundo fala e o objetivo do blog não é esse!

Uma mala de maternidade inclui documentos, alguns equipamentos eletrônicos, carrinho de bebê, e outros lembretes básicos que ajudam os recém-nascidos-mamãe-e-papai a se virarem bem nos dias de internação.

20160128_Checklist_da_Mala_da_maternidade_01

O que sugiro e indico sempre é levar apenas o necessário. No meu caso, respeitei a orientação do hospital, mas imaginei o que precisaria naqueles dias e tentei levar o mínimo possível de coisas, começando pela mala.

Existem no mercado inúmeras malas de maternidade para bebês, algumas, inclusive, combinando com a mala da mamãe. Antes da Carol nascer, no entanto, pesquisei alguns modelos, mas a maioria era muito pequena para acomodar os seis kits de roupinhas que a maternidade pede.

A maternidade que escolhemos para o nascimento da Carol pratica a coabitação integral do bebê com a mãe. Isso significa que o bebê fica no quarto com os pais desde que nasce. Não é levado para troca de enfermagem, banho, fraldas, nada. Isso foi uma vantagem enorme, pois não tivemos que deixar “mala do bebê” com ninguém, ou entregar diariamente os kits de roupinhas. Com isso, minha organização foi muito facilitada, pois pude levar tudo em uma única mala de viagem média. Nela foram os kits da Carol, as minhas roupas e nécessaires e as do meu marido.

Se o hospital, no entanto, leva o bebê para alguns procedimentos, principalmente para troca de fraldas e banho, então indico uma mala para o bebê e uma para a mamãe e o papai.

Vou deixar para outro post as orientações de como montar os kits das roupinhas do bebê e de como organizar esses kits dentro da mala, ok? A intenção da publicação de hoje é disponibilizar um checklist completinho de tudo que precisamos levar para a maternidade. Se quiser, você pode imprimir o arquivo em nossa página de downloads ou clicar aqui.

20160128_Checklist_da_Mala_da_maternidade_03

4 comentários em Checklist da mala da maternidade

  1. indhira em 23 jan 2017

    Amei S listas ! Ajudou bastante! Obrigada

    • Fabiana Bellentani
      Fabiana Bellentani em 24 jan 2017

      Que legal! Fiquei contente em ter ajudado!

  2. dynifer em 24 fev 2017

    Amei a lista pratica e objetiva, clareou a mente e facilitou a arrumação da bolsa da maternidade
    muito obrigada

    • Fabiana Bellentani
      Fabiana Bellentani em 24 fev 2017

      Que bom! Fico feliz em ter ajudado!

Deixe um comentário