11 mar 2016

Mãe Empreendedora | Kely Pinheiro da Bella Fiore

Por Fabiana Bellentani

A Kely Pinheiro é quem está à frente da Bella Fiore, uma empresa dedicada à personalização de eventos, principalmente festas infantis.

Inspirada pelos preparativos de seu próprio casamento, Kely aproveitou o período que morou em Chicago (EUA) para se dedicar à decoração. Quando voltou ao Brasil, veio determinada a abrir seu negócio, surgindo, assim, a Bella Fiore. Hoje, ela é mãe do Bernardo, ministra workshops, trabalha com coaching, consultoria personalizada e acabou de lançar seu primeiro livro, o Bella Fiore Festas Infantis (Ed. Victoria Books).

Sua história é inspiradora, de uma mulher e mãe determinada a fazer as coisas acontecerem!

Conheçam um pouco da história da Kely e de como transformou a Bella Fiore numa empresa referência no ramo:

20160311_Mae_empreendedora_kely_pinheiro_da_bella_fiore

Qual sua formação e como surgiu a ideia de se dedicar a eventos?

Sou advogada, com especialização em Direito da Concorrência. Trabalhava em um escritório renomado de São Paulo, com filial em Brasília, quando me casei. Após meu casamento, eu e meu marido fomos morar em Chicago por 1 ano enquanto ele fazia o mestrado na Universidade de Chicago. Durante os preparativos do meu casamento me interessei bastante pela decoração, e no período que morei nos Estados Unidos, passei a fazer vários cursos e comprar muitos livros sobre o assunto. Acabei indo parar em um curso de design floral oferecido pela Chicago School of Flower Design. Finalizei o curso e imediatamente comecei a receber propostas de trabalho de alguns ex-alunos que abriram empresas de decoração, e fui convidada pelo dono e professor do curso para ser sua assistente na turma seguinte que iria iniciar no inverno. Foi uma temporada de bastante aprendizado, trabalho e muito sacrifício, mas estava determinada a sugar todas as informações que conseguisse pois já sabia que era isso que queria fazer quando voltasse ao Brasil.

Como foi a transição da vida de advogada para a vida de decoradora de festas personalizadas?

No início da carreira de decoradora eu trabalhava somente com casamentos. Sempre busquei conhecer ao máximo meus clientes e suas expectativas, para que pudesse personalizar melhor cada festa com uma identidade própria. Em certo ponto percebi que não conseguia personalizar muito os casamentos, e não me sentia realizada profissionalmente. Até que um dia surgiu o primeiro pedido para que eu decorasse uma festa infantil, e com um tema específico em mãos, pude criar um projeto exclusivo, com foco nos detalhes, e o resultado me deixou super feliz. Continuei decorando casamentos por mais uns 2 anos, até que mudei o foco da empresa e passei a oferecer o serviço de consultoria, planejamento e execução de festas personalizadas e menores. O meu objetivo é cuidar da festa como um todo, para que possua uma única identidade.

Como se preparou para entrar nesse mercado? Como começou, como cresceu? O retorno hoje é satisfatório?

Sempre achei que precisava entender do assunto antes de começar a oferecer meus serviços. Por isso estudei, fiz vários cursos em Chicago e Nova York, busquei trabalhar com pessoas com muito tempo de experiência no mercado, e após um certo tempo comecei a estudar também sobre negócios. Não basta ter bom gosto e saber montar uma mesa bonita. Para criar uma empresa que obtenha sucesso é preciso entender de marketing, posicionamento de mercado e como cobrar. Mesmo com 10 anos de mercado continuo estudando todos os dias. Acredito que cresci por prestar um serviço diferenciado aos meu clientes, pois nunca faço uma festa igual à outra. Além disso, é preciso muito esforço para criar parcerias, desenvolver um networking no mercado, e divulgar o trabalho de maneira correta. Isso requer esforço e dedicação. Posso dizer que o retorno é sim satisfatório. Cheguei a um ponto que me sinto apta a oferecer um trabalho exclusivo para meus clientes, e cobrar o preço justo por isso. Além do mais, meu investimento com cursos e especializações me possibilitam ministrar workshops, trabalhar com coaching, consultoria personalizada, e agora o lançamento do primeiro livro de festas infantis com conteúdo explicativo para ensinar mães e decoradoras iniciantes todo o processo de criação de uma festa perfeita.

Você sempre teve espírito empreendedor ou foi algo que nasceu junto com o desejo de criar a Bella Fiore?

Sempre tive. Meu pai é um grande empreendedor, e tanto eu quanto meus irmãos herdamos esta característica. Fui para os Estados Unidos sabendo que voltaria com uma ideia para abrir minha própria empresa, e foi isso que aconteceu. Em 10 anos de mercado precisei me reinventar algumas vezes até encontrar o meu publico alvo. Hoje acredito que estou onde sempre quis chegar, mas ainda quero continuar investindo e trazendo novas ideias para o mercado.

Quais serviços a Bella Fiore oferece?

A Bella Fiore planeja e executa cada detalhe de uma festa de maneira exclusiva. Nossos projetos são únicos e criados levando em consideração a história do cliente e suas preferências. Meu trabalho consiste na consultoria e assessoria de todos os elementos da festa, o que vai além da decoração propriamente dita. Nossa proposta é desenvolver o tema escolhido de maneira única, criando experiências de maneira criativa e original, mas sempre mantendo o estilo delicado e refinado, características marcantes em nossos projetos. Além disso, eu pessoalmente dou cursos, workshops, coaching personalizado, faço produções para empresas e consultoria envolvendo captação e fidelização de clientes.

Você mesma trabalha nos projetos? Existe uma equipe?

Os projetos são todos criados e executados por mim. Tenho uma assistente que me ajuda a coordenar os fornecedores, cuida das planilhas, e faz os orçamentos. Depois que fechamos um cliente o contato passa a ser quase que integralmente comigo. Hoje tenho também uma pessoa para me ajudar com o planejamento das redes sociais, e outra que cuida dos videos e marketing digital.

Você se inspira bastante no mercado internacional, certo? Onde mais busca inspiração para criar festinhas com temas diferentes e lúdicos?

Como minha formação foi fora, me inspiro muito nas festas mais minimalistas. Não tenho o estilo de fazer uma festa tão lotada de elementos que o conceito possa se perder. Me inspiro em vários livros e sites internacionais, mas minha maior fonte de pesquisa é o Pinterest. Tenho uma conta atualmente com mais de 100 pastas separadas por tema, e todos os dias estou em busca de inspiração. Também viajo muito para fora em busca de novos materiais e tendências, para sempre oferecer aos meus clientes o que há de melhor.

Vemos pelas redes sociais que está sempre em busca de novos produtos no exterior. Quais seus lugares preferidos para comprar itens de decoração para festa infantil?

Como falei na pergunta anterior, sempre que viajo (mesmo que esteja de férias), busco lojas que vendam produtos para festas, e outras que vendem itens de decoração. Nos Estados Unidos amo o Target, a Michaels, a Hobby Lobby, a Container Store, a Anthropologie, e várias outras lojas de tecido, livrarias e até lojas de departamentos onde sempre encontro coisas fofas. Em Londres compro muitas coisas lindas na seção de papelaria da Selfridges e da Harrods.

Quais os maiores desafios que enfrenta como empreendedora? 

São muitos desafios. Encontrar pessoas boas para trabalhar com você quem também amem o que fazem, organizar seu tempo de forma que o trabalho não te consuma, estudar muito o mercado que pretende atuar, aprender a cuidar das contas da empresa, ser 10 funcionárias em uma só. Muitas vezes sinto que o dia precisaria ter o dobro de horas para conseguir fazer tudo que preciso.

Como concilia o trabalho com os cuidados da família? Como se organiza? 

Os últimos meses foram muito pesados, pois estava trabalhando no livro, sem deixar de lado as festas e diversos outros projetos que tinha em andamento.   Costumo ter muitas reuniões fora do escritório, e para conseguir fazer tudo,  preciso trabalhar bastante a noite, depois que coloco meu filho para dormir. Saio toda semana para jantar com meu marido, pois tanto ele como eu temos uma rotina de trabalho pesada e tiramos estes momentos para conversar. Moro em casa (e não apartamento), e costumo dizer que tenho duas empresas. Busco manter tudo bem organizado e cada um com suas tarefas, senão surto. Tenho vários cadernos de anotações com listas de tudo que preciso fazer de urgente, e compromissos mais distantes ficam no google calendar. Sem organização é impossível conseguir desempenhar todos estes papéis.

Na sua opinião, quais vantagens o empreendedorismo traz para sua vida de mãe? Tem mais tempo para estar com seu filho sendo empreendedora? 

O melhor de tudo para mim é poder trabalhar em casa. Tenho escritório na parte externa, onde ficam minhas funcionárias, sem que a nossa privacidade seja prejudicada. Trabalhar em casa tem a vantagem de poder escolher seus horários. Eu posso levar meu filho na escola todos os dias, almoçar com ele, tirar uma tarde para sairmos juntos, acompanhar as lições de casa, etc. Procuro fazer tudo que posso em casa: manicure, massagem, fisioterapia, personal…para que não perca tempo. Certamente tenho mais tempo para ficar com ele do que outras mães que trabalham o dia todo fora de casa, mas confesso que gostaria de ficar mais. De todo modo, faço questão de acordar e arrumar ele para a escola todos os dias, e também colocar para dormir. Tenho uma pessoa que me ajuda com ele quando preciso trabalhar, e meu marido ajuda muito quando preciso viajar a trabalho.

Qual dica daria para quem quer ter sucesso no seu empreendimento? 

Buscar entender o negócio como um todo, e ser especialista no que se propõe a fazer. Buque parcerias que te tragam visibilidade, e ofereça algo em troca que tenha valor agregado. Nunca deixe de estudar e se especializar, e procure desenvolver um trabalho diferenciado dos demais. Outra dica é não deixar suas ações serem ditadas pela concorrência; ela existe em todos os mercados, e quando você consegue passar algo de valor para seu cliente, a concorrência se torna irrelevante.

Confiram algumas festinhas feitas pela Bella Fiore, através das mãos e direção da Kely Pinheiro. Dados de contatos, vocês encontram em nosso Guia de Fornecedores, clicando aqui.

Guia_Bella_Fiore_05

Guia_Bella_Fiore_04

Guia_Bella_Fiore_03

Guia_Bella_Fiore_02

Guia_Bella_Fiore_01

Deixe um comentário